Qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes?

Publicado em 21/04/2021 às 12:04, escrito por , Redação Aulática | Tempo de leitura: 10 minutos Qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes?

Qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes?

Existem muitas simbologias por trás da história. Você sabe quais são as de Tiradentes?

 

O vestibular com certeza vai te perguntar sobre os simbolismos que estão além de qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes, e claro, nós estamos aqui, em pleno feriadão, para te ajudar! 💛

Primeiramente, todo mundo aprende na escola que a Inconfidência Mineira foi um movimento separatista que pretendia tornar Minas Gerais independente da Coroa Portuguesa, feita por membros da elite e de intelectuais brasileiros, em maioria.

Tiradentes foi o único condenado à morte por enforcamento, sendo a sentença executada publicamente em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, com vários pedaços sendo deixados pelas estradas de Minas Gerais, e sua cabeça foi exposta em uma praça, hoje chamada de praça Tiradentes. No local onde sua cabeça ficou, foi construída uma estátua sua, a fim de preservar a memória do movimento.

Mas como Tiradentes se tornou um feriado nacional? Como ele se tornou a única pessoa à qual um país dedica um dia todo em memória? A resposta é: por suas simbologias.

Vem, que hoje é dia de História do Brasil e você vai saber tudo sobre qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes! 😉

Na imagem, quadro "A leitura da sentença de Tiradentes", por Leopoldino Faria, 1921. Qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes?

“A leitura da sentença de Tiradentes”, por Leopoldino Faria, 1921.

Origem, simbologias e significados que estão por trás do feriado de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um homem comum que serviu ao exército e tornou-se militar; o único dos inconfidentes a ser morto, por isso, carrega em si a memória da Inconfidência Mineira. Quando, exatos 100 anos após a Conjuração Mineira, em 1889, os militares deram seu primeiro golpe e finalmente proclamaram a República, fez-se um trabalho de restauração histórica da figura de Tiradentes para transformá-lo em um herói nacional.

Após proclamarem a República, os militares buscaram muito apoio e formas de legitimar a ação, e também para criar uma identidade nacional republicana. Dentre as figuras selecionadas para o início da Primeira República, Tiradentes foi escolhido também, sobretudo por conta de algumas características fundamentais.

Como a figura de Tiradentes foi construída?

Primeiro, por ser uma figura semelhante aos militares, um ex-militar comum que tentou proclamar a República 100 anos antes. Segundo, porque personificava em si atitudes que davam a legitimidade dos ideais republicanos que os militares buscavam, além da coragem (simbologia) de ter morrido em nome destes ideais, sem ter fugido como todos os outros inconfidentes. Terceiro, sobretudo porque a Inconfidência Mineira foi um movimento liderado pela elite e intelectuais, e alguns outros militares. Diferente de outros movimentos separatistas que também ocorreram, mas foram violentamente reprimidos e apagados da história.

Na imagem, quadro "Tiradentes Esquartejado", por Pedro Américo, 1893.

“Tiradentes Esquartejado”, por Pedro Américo, 1893.

Com isso, fez-se um trabalho de reconstrução histórica da imagem de Tiradentes para torná-lo um herói nacional em favor da simbologia militar e republicana, que tentou libertar o país da Coroa portuguesa, mas sabemos que a Inconfidência Mineira foi um movimento de liberdade apenas para Minas Gerais e que se dividia quanto o fim da escravidão. Tiradentes, por exemplo, possuía escravos.

Com efeito, suas pinturas em quadros foram encomendadas pelos militares depois de anos da Proclamação da República e mostram ele como uma figura heroica. Não existem pinturas de Tiradentes da época em que ele viveu, e fizeram sua imagem à semelhança de Jesus Cristo segundo a representação Cristã Europeia.

Como Tiradentes se tornou feriado?

Dessa forma, o dia 21 de abril tornou-se feriado nacional em 9 de dezembro de 1965. Isso foi feito pela ditadura civil-militar, no governo de marechal Castelo Branco por meio da Lei N. 4.897, que também instituiu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes. Assim, Joaquim José da Silva Xavier tornou-se a única pessoa a ter um feriado só para si e comemorado o todo o país.

Na imagem, quadro “Alferes Tiradentes”, José Wasth Rodrigues, 1940. Qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes?

Na imagem, quadro “Alferes Tiradentes”, José Wasth Rodrigues, 1940.

 

E, aí? Curtiu saber um pouco mais sobre a origem história desta data tão simbólica? Então, navegue mais pelas nossas aulas gratuitas e pratique com os nossos simulados! 💛

Transforme sua vida, mesmo dentro de casa. Tem uma vaga nas melhores universidades do Brasil esperando por você. O Aulática Educação oferece a melhor experiência de ensino pré-vestibular 100% online para todo Brasil. 😉

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de maio e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

Saiba Mais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Aulática.

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de abril e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

  • Mais de 1500 videoaulas para estudar
  • 5.000 Exercícios para baixar
  • Resolução de exercícios comentadas em vídeo
  • Correção de Redação
  • Simulados Anuais ENEM
Saiba Mais

Faça parte da Comunidade