Bioma Cerrado: características, clima, solo, vegetação, fauna e mais!

O Cerrado brasileiro é a savana com maior biodiversidade do planeta, abrigando mais espécies do que a savana africana.

Publicado em 07/03/2022 às 23:03, escrito por Talita, Redação Aulática | Tempo de leitura: 15 minutos Bioma Cerrado: características, clima, solo, vegetação, fauna e mais!

O bioma Cerrado é a savana com maior biodiversidade do planeta, abrigando mais espécies do que a savana africana.

Então, para se ter uma ideia da quantidade, no Cerrado vivem quase 160 mil espécies.

Assim, o bioma Cerrado ocupa cerca de 22% do território brasileiro, sendo o segundo maior bioma do país e o terceiro com maior biodiversidade.

Há apenas 20% de vegetação intocada, no entanto, menos de 1% deste total está em áreas de preservação ou conservação.

A princípio, as savanas são formadas por gramíneas, herbáceas e arbustos, a famosa vegetação rasteira.

Embora seja uma savana, a vegetação encontrada no Cerrado brasileiro não são as mesmas espécies de plantas que habitam a savana africana e, por consequência, a fauna também é diferente, já que os animais evoluem e se desenvolvem conforme à vegetação e o clima de cada bioma.

O Cerrado ocupa os estados brasileiros: Goiás e Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Clima do bioma Cerrado

O Clima que predomina no bioma Cerrado é o Tropical, com duas estações muito bem definidas: a chuvosa e a seca.

A estação chuvosa ocorre de setembro a abril e a estação seca vai de maio/junho até agosto.

Clima: Tropical
Índice pluviométrico: média de 1300 mm ao ano.
Temperatura média anual: 23° C.

Solo do bioma Cerrado

O solo do Cerrado é poroso e profundo, o que o torna extremamente pobre em nutrientes minerais, ou seja, quando a chuva cai e penetra o solo, vai rapidamente para o fundo, já que os sedimentos não são bem unidos, dificultando a retenção de água na superfície, que desce o solo levando os nutrientes para baixo.

Isso significa, portanto, uma ausência significativa de nitrogênio, cálcio, fósforo, zinco e muitos outros minerais vitais para formação de DNA e proteína. O formato tortuoso das árvores e arbustos ocorre pelo excesso de alumínio no solo, por exemplo.

O solo do bioma Cerrado também é muito ácido. Essa característica dificulta a absorção de nutrientes pelas plantas.

Sendo assim, a nutrição absorvida pela vegetação vem da matéria orgânica recente caída que é decomposta por fungos e bactérias no solo, ou seja, a serrapilheira.

Vegetação do bioma Cerrado

No bioma Cerrado existem cerca de 10 mil espécies catalogadas, embora não haja presença de quantidades significativas de nutrientes no solo as plantas do bioma são fortes, e maioria de pequeno porte, salvo nas florestas.

A vegetação do Cerrado é tropófila, ou seja, uma vegetação adaptada às variações de umidade, segundo a estação, seca ou chuvosa.

A vegetação do Cerrado é subdividida em: Campos Sujos, Campos Limpos, Cerrado Censo Estrito e Cerradão.

Campos Limpos

O chamado Campo Limpo é composto por uma vegetação com predomínio de herbáceas, isto é, plantas menores que não possuem caule lenhoso. Então, as mais comuns por lá são as gramíneas.

Campos Sujos

O chamado Campo Sujo é composto por vegetação de herbáceas e, também, de vegetação arbustiva, que são os arbustos e plantas com, no máximo, 10 metros de altura.

A vegetação arbustiva possui raízes longas para conseguir buscar água nos lençóis freáticos.

Cerrado Senso Restrito

O Cerrado Senso Estrito é caracterizado pela sua composição formada por pequenos arbustos e árvores baixas, tortuosas e inclinadas e ramificação irregular. É a paisagem típica do Cerrado. Além disso, há vegetação e rala.

Cerradão

O Cerradão é composto por formações florestais situadas em áreas onde o solo tem mais nutrientes, consegue reter mais água, é menos ácido e acumula menos alumínio, oferecendo condições para que os vegetais alcancem grandes tamanhos.

Veredas

As chamadas Veredas são as áreas que alagam durante a estação chuvosa. Elas são parte das regiões onde há matas de galeria e das matas ciliares.

Mata de Galeria e Mata Ciliar

São formações vegetais que acompanham o curso dos rios. Funcionam como corredores ecológicos, permitindo a ligação do Cerrado com a Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

Todos esses biomas fazem limite com o Cerrado.

A principal diferença entre mata ciliar e mata de galeria é que a primeira não forma um “túnel”, isto é, não encobre os leitos dos rios, como a segunda.

Mecanismos de evolução da vegetação do bioma Cerrado

O bioma Cerrado possui muitos mecanismos de evolução em relação à vegetação, tanto pelo solo hostil como pelo clima quente.

Micorrizas no Cerrado

Primeiramente, uma das estratégias desenvolvidas para absorção maior de nutrientes, através da evolução das espécies, são as micorrizas. As micorrizas são associações entre fungos e as raízes das plantas.

O que ocorre nesse sistema é que os fungos aumentam a superfície de contato das raízes com o solo, facilitando a absorção de nutrientes.

As plantas, por sua vez, cedem açúcar proveniente do resultado da fotossíntese para estes fungos. Então, os dois seres vivos se beneficiam.

A vegetação do bioma Cerrado também é adaptada aos períodos de seca, de forma que as plantas possuem mecanismos para resistirem a pontos de fogo, por causas naturais, como quedas de raios ou aumento da temperatura, por exemplo.

A princípio, o mecanismo de proteção contra o fogo se dá pelo processo de inserção de partes da planta abaixo da superfície do solo, mantendo-a viva e protegida dos incêndios.

Por conta disso, muitos biólogos chamam o Cerrado de bioma subterrâneo, porque muito das estruturas da biomassa de suas partes vitais estão debaixo da terra; uma estratégia tipo iceberg!

Xilopódios no Cerrado

Outra estrutura fundamental da vegetação do Cerrado são os xilopódios, que podem vir em forma de raiz ou de caule.

Os xilopódios são um tipo de anexo das raízes e caules subterrâneos, que serve para acumular água e nutrientes, permitindo a sobrevivência da planta em períodos de estiagem, que só é ativado em alta temperatura.

Então, quando a temperatura aumenta, indicando sinal de fogo, os xilopódios fazem brotar uma nova planta.

Portanto, o fogo só consegue destruir as folhas que estão acima do solo, mas não o caule.

Súber no Cerrado

O súber (também conhecido como felema), tecido de revestimento vegetal interno de proteção mecânica e impermeabilizante das plantas com crescimento secundário, nas plantas do bioma Cerrado é mais espesso, sendo assim, o fogo não atinge os tecidos vivos, apenas a casca mais grossa formada pelo súber.

As cinzas dessas plantas queimadas vão para o solo e tornam-se nutrientes.

No entanto, é imprescindível a atenção para o ponto de que esses mecanismos de proteção e evolução são para incêndios de ordem natural. Longos períodos de seca assolados por sol quente ou chuva com raios que podem cair em parte de mata seca, por exemplo.

Isto é, não é sobre incêndios criminosos, fogos frequentes causados pelo homem. Incêndios frequentes danificam e causam desequilíbrio no bioma, que pode virar um deserto.

Fauna no bioma Cerrado

Embora faça conexão com outros biomas brasileiros, o Cerrado possui poucas espécies endêmicas.

Sendo assim, os animais encontrados por lá também podem ser vistos em outros biomas. Na verdade, é bem comum a migração de animais de um bioma para outro.

Os cupins são muito comuns no Cerrado, além disso, possuem uma presença vital para o solo do bioma porque constroem micro túneis que melhoram a drenagem e a oxigenação do solo.

Além disso, suas fezes servem como adubo, auxiliando no crescimento das plantas.

O Cerrado também apresenta alta biodiversidade de formigas que, assim como os cupins, cavam micro túneis e ajudam na penetração do húmus na terra.

O bioma também é conhecido por sua alta biodiversidade de peixes e também pela pesca predatória.

Algumas das espécies mais famosas do bioma são: Pacu, Tucunaré e Piraputanga, por exemplo.

Impactos Ambientais

O bioma Cerrado, junto com a Mata Atlântica, são os dois biomas brasileiros já considerados um bioma hotspot.

Cerca de 60% da vegetação original do Cerrado já foi destruída pelo processo de ocupação do interior do Brasil, desde o início da exploração do ouro até os dias atuais, com a monocultura extensiva e a pecuária massiva.

Cerca de 65% das áreas de agricultura do bioma são destinadas à pecuária, atividade econômica que mais desmata no Brasil.

Para se ter uma ideia da velocidade em que o Cerrado tem sido destruído, se nada for feito, em 10 anos ele já não existirá mais.

Você deve estar se perguntando como foi possível o povoamento de grande plantações de monocultura se o solo não possui condições para o desenvolvimento destas plantas não nativas. Isso se deve às técnicas implantadas pela Revolução Verde, nos anos 60, que através da agricultura do modelo químico-mecânico-genético modificou o ecossistema e o solo para plantação.

O que degrada o Cerrado, no entanto, não é a atividade agrícola junto com seus processos, como um todo, mas sim a sua prática irresponsável.

O bioma Cerrado é conhecido como o “berço das águas” do Brasil, porque todos os biomas recebem água doce de nascente no Cerrado, abastecendo, também, importantes bacias hidrográficas brasileiras.

O uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes, por exemplo, já contaminam muitos rios, justo no bioma que é considerado o berço das águas, pois

Navegue mais pelas nossas aulas gratuitas e pratique com os nossos simulados

Porque aprender muda tudo! O Aulática Educação oferece a melhor experiência de ensino pré-vestibular 100% online para todo Brasil. 

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de maio e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

Saiba Mais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Aulática.

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de abril e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

  • Mais de 1500 videoaulas para estudar
  • 5.000 Exercícios para baixar
  • Resolução de exercícios comentadas em vídeo
  • Correção de Redação
  • Simulados Anuais ENEM
Saiba Mais

Faça parte da Comunidade