10 estatísticas sobre a desigualdade de gênero no Brasil

Brasil é o 2º país com maior desigualdade de gênero na América Latina e o 93º no mundo.

Publicado em 30/07/2021 às 09:07, escrito por Talita, Redação Aulática | Tempo de leitura: 5 minutos 10 estatísticas sobre a desigualdade de gênero no Brasil

As estatísticas sobre a desigualdade de gênero no Brasil são desanimadoras e os avanços são conquistados sob luta social e implementação de políticas públicas.

Na teoria, igualdade de gênero é nada menos do que direitos e oportunidades igualmente oferecidos para mulheres e homens.

No entanto, na prática, a teoria é outra: historiadoras afirmam que mulheres organizam a revolução mais longa já conhecida.

A desigualdade de gênero está na gênese da sociedade brasileira e, ao contrário do que muitos pensam, esse problema não afeta somente mulheres, pois vencê-lo significa que todos avançarão juntos.

Um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial, publicado em 2021, revelou que a Islândia possui a maior igualdade de gênero no mundo. Isso porque, dentre outras políticas, a Islândia foi o primeiro país a impor por lei igualdade salarial entre homens e mulheres, em 2018.

O mesmo levantamento mostrou que o Brasil país ocupa 93º lugar entre 156 nações, uma perda de 26 posições em relação ao ano de 2006.

É preciso falar e falar mais! Por isso, selecionamos 10 estatísticas sobre a desigualdade de gênero no Brasil e você pode usá-los para construir sua redação. Bora lá!

1 – Dados do IBGE apontam que mulheres são 51,8% da população brasileira, mas somam apenas 43,8% da força de trabalho.

2 – Dados do IBGE também apontam que homens desprendem cerca de 10,5 horas semanais para serviços domésticos, enquanto as mulheres gastam 18,1, em média.

estatísticas desigualdade de gênero no brasil

3 – 2020 registrou 1.350 casos de feminicídio, revelou o Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

4 – O mesmo levantamento mostra que o ano de 2020 registrou 60.460 casos de estupros.

5 – No ranking de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2021, o Brasil ocupa o 93º lugar entre 156 nações, o que representa uma queda de 26 posições em relação a 2006.

6 – De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019, mulheres ganham 20,5% a menos que homens.

7 – Mulheres são apenas 15% dos 513 deputados e 14% dos 81 senadores no Congresso Nacional, no entanto, compõe cerca de 52% do eleitorado brasileiro.

8 – As mulheres ocupam apenas 37% dos cargos de direção e gerência, aponta o IBGE.

9 – Contudo, nos altos cargos das grandes companhias mulheres não ocupam mais do que 10%.

Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) é a única mulher a presidir o conselho de uma companhia de capital aberto no país.

10 – De acordo com IBGE, o nível de escolaridade da mulher é maior que o do homem em todas as etapas de estudo e em todas as faixas etárias.

E essas foram as 10 estatísticas que escolhemos para assim expor um pouco do quadro de desigualdade de gênero no Brasil.

O assunto é tão sério que a Organização da Nações Unidas, por exemplo, já definiu como uma das metas do milênio 2000 a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres.

Assim, agora é com você! Bora fazer uma redação completíssima sobre o tema!

Navegue mais pelas nossas aulas gratuitas e pratique com os nossos simulados💛

Porque aprender muda tudo! O Aulática Educação oferece a melhor experiência de ensino pré-vestibular 100% online para todo Brasil. 😎

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de maio e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

Saiba Mais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Aulática.

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de abril e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

  • Mais de 1500 videoaulas para estudar
  • 5.000 Exercícios para baixar
  • Resolução de exercícios comentadas em vídeo
  • Correção de Redação
  • Simulados Anuais ENEM
Saiba Mais

Faça parte da Comunidade