Bioma Pantanal: características, clima, solo, vegetação e fauna

Dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) apontaram que, em 2020, 15% do Pantanal foi perdido, o que equivale a uma área de cerca de 2,2 milhões de hectares, uma proporção do tamanho do território de Israel.

Publicado em 15/10/2021 às 11:10, escrito por Talita, Redação Aulática | Tempo de leitura: 12 minutos Bioma Pantanal: características, clima, solo, vegetação e fauna

O Bioma Pantanal é considerado patrimônio nacional, ainda assim, sofreu em 2020 os maiores ataques da sua história, com queimadas criminosas a perder de vista, feitas para liberar pasto para pecuária extensiva.

Desse modo, dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) apontaram que, em 2020, 15% do Pantanal foi perdido, o que equivale a uma área de cerca de 2,2 milhões de hectares, uma proporção do tamanho do território de Israel.

A principal característica do Pantanal é ser uma enorme planície alagada, localizada bem no centro da América do Sul.

A maior parte da sua extensão está localizada no Brasil, ocupando cerca de 2% do território brasileiro, no entanto, há partes do Pantanal no Paraguai e na Bolívia.

Neste artigo você vai se aprofundar nas principais características do bioma, compreendendo seu clima, solo, vegetação, fauna e impactos ambientais.

As principais características do bioma Pantanal são:

O que é um bioma?

Um bioma é um grande espaço geográfico natural onde existe uniformidade do clima, do solo e da vegetação, com identidade regional e características únicas, definidas pelo tipo de solo e clima.

Cada bioma é constituído por várias espécies vegetais; via de regra há uma vegetação principal. Também, por isso, a fauna está adaptada às condições ambientais do bioma.

Por que o Pantanal é alagado?

Um dos principais motivos do porquê o Pantanal é alagado é pelo seu relevo, já que a região onde fica o Pantanal também é formada por serras e chapadas, que ficam em torno, fazendo com que as águas das chuvas desçam e se concentrem num único ponto: a enorme planície do centro.

Além de ser a maior planície inundável do planeta, o Pantanal também é um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, ou seja, uma enorme variedade de espécies de plantas, animais, fungos, bactérias e tudo mais que tem vida!

O clima do bioma Pantanal

Temperatura média anual: 20º C.
Índice pluviométrico médio anual: entre 1000 e 1500 mm/ano.
Estação chuvosa: de novembro até março, acompanhando a primavera e o verão.
Estação seca: de abril a setembro, acompanhando o outono e o inverno.

O clima que predomina no Pantanal é o clima Tropical, ou seja, tudo por lá é quente e úmido.

Desse modo, as altas temperaturas e a umidade do ar são responsáveis pelo tipo de vegetação do bioma.

A principal característica do clima pantaneiro são as estações de chuva e de seca, muito bem definidas. Dessa forma, permitem o vai e vem da água.

O solo do bioma Pantanal

O solo do Pantanal é extremamente fértil. Sem dúvida, é um dos motivos para a abundância de espécies de plantas existentes por lá.

No Pantanal o solo é arenoso e os sedimentos não ficam tão unidos. Ele também é pouco permeável, de forma que a água tem dificuldade de infiltrar à terra, proporcionando os alagamentos.

Também há áreas onde os sedimentos estão mais unidos e o solo é mais argiloso, geralmente nas áreas não alagadas.

As cheias e as secas são muito importantes para a continuidade do Pantanal, porque os rios carregam muitos sedimentos, repletos de nutrientes, como, por exemplo, fósforo, magnésio, enxofre, e que são fundamentais para o desenvolvimento da vegetação.

Pantanal: você quis dizer… “sistema de cheias e secas”

Na época das cheias, as inundações carregam os nutrientes para além do perímetro dos rios e, quando a água abaixa, os sedimentos nutritivos ficam depositados sobre o solo.

Dessa forma, as cheias também carregam matéria orgânica em decomposição, e que auxilia na nutrição do solo, como uma espécie de adubo, ou seja, há muita presença de húmus.

A vegetação do bioma Pantanal

O Pantanal é rico e se conecta com todos os biomas brasileiros, pela fauna e flora presentes nele, no entanto, o Cerrado é o que mais o influencia.

A vegetação do Pantanal, por exemplo, lembra bastante os tipos de vegetação de todos os outros biomas, a depender do ponto geográfico: de matas fechadas à arvores mais tortuosas e espaçadas, plantas aquáticas e árvores centenárias.

O tipo de vegetação que mais define o Pantanal são as grandes lagoas cobertas por vegetação rasteira, com muitas aves ao redor: a típica paisagem pantaneira!

O Pantanal, certamente, é referência em plantas aquáticas, com muitas (muitas) espécies diferentes, e elas ficam nas áreas permanentemente alagadas, também seguindo o fluxo das águas.

Mas há, também, formação vegetação aquática em áreas que inundam apenas na estação chuvosa.

Também existem formações vegetais na beira dos rios, as Matas de Galeria, que são matas que se fecham sobre o rio.

Nas regiões mais altas, há formação de plantas de grande porte, com grandes árvores e muitas paisagens homotípicas, isto é, apenas uma espécie de vegetal.

A fauna do bioma Pantanal

A elevada quantidade de plantas, e de espécies delas, são fonte de alimento e abrigo para os animais.

Este é um dos fatores que proporciona que o Pantanal seja um dos locais com maior biodiversidade do planeta, junto com a Amazônia, por exemplo.

Existe uma enorme variabilidade e quantidade de peixes: Dourado, Pacu, Lambari, Piranha e Pintado são algumas das espécies mais famosas.

Todavia, os anfíbios não possuem biodiversidade tão alta. Isso porque as secas prejudicam o desenvolvimento deles. No entanto, as espécies existentes no Pantanal estão adaptadas para os momentos sem água.

Ainda assim, apesar de haver pouca diversidade, há um número alto de população, justamente pela boa adaptação. Os sapos, rãs e pererecas são os mais comuns.

Quando se trata dos répteis, o jacaré é o rei do pedaço! Mas há mais animais da mesma classe, como tartarugas e muitas espécies de cobras; a Sucuri é a mais famosa de todas por lá.

Falar de Pantanal é falar de aves! Tem de todos os tipos: muitas espécies e em imensa quantidade. O símbolo do Pantanal, por exemplo, é o Tuiuiú!

O Pantanal também dá abrigo provisório às aves migratórias, que vêm do sul da América do Sul, todos os anos, em busca de calor. Morada dos tucanos, araras-azuis, garças, gaviões e muitos outros.

A onça pintada é a mais conhecida entre os mamíferos, mas existem muitas outras espécies, como a anta, a ariranha, macacos, tamanduá, veado, capivara e outros mais.

Impactos ambientais no bioma Pantanal

Sem dúvida, o desmatamento para criação de bovinos é o principal impacto ambiental que atinge o Pantanal.

Além disso, o desmatamento para pecuária, em sua grande maioria ilegal, tem feito da criação de gado e da plantação de soja pesadelos para preservação ambiental pantaneira.

O que sobra das queimadas é levado para dentro dos rios com as cheias, causando, então, assoreamento dos rios (acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro do rio pela água das chuvas). Isso compromete o sistema de cheias e secas.

A construção de estradas também causa impacto, porque funciona como barreira geográfica, isolando populações que não vão conseguir mais trocar material genético, baixando a variabilidade genética do bioma. Além disso, há muitos atropelamentos todos os anos.

Clique para fazer download do e-book do bioma Pantanal.

Assista nossas aulas gratuitas, pratique com os nossos simulados e faça download dos nossos materiais gratuitos! 

Porque aprender muda tudo! O Aulática Educação oferece o melhor ensino de cursinho pré-vestibular online para todo Brasil. Aqui você tem garantia de 7 dias ou seu dinheiro de volta!

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de maio e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

Saiba Mais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Aulática.

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de abril e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

  • Mais de 1500 videoaulas para estudar
  • 5.000 Exercícios para baixar
  • Resolução de exercícios comentadas em vídeo
  • Correção de Redação
  • Simulados Anuais ENEM
Saiba Mais

Faça parte da Comunidade