Para que serve e como usar a nota do Enem?

O Enem é o maior vestibular do Brasil e os principais processos seletivos utilizam a nota obtida no exame, ofertando vagas em todo país em instituições de ensino superior público e privado.

Publicado em 13/07/2021 às 13:07, escrito por Talita, Redação Aulática | Tempo de leitura: 10 minutos Para que serve e como usar a nota do Enem?

Afinal, para que serve e como usar a nota do Enem?

É isso que muita gente ainda se pergunta: para que raios serve e como usar a nota do Enem? 😂

Os principais processos seletivos para ingresso no ensino superior utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dentre eles, estão o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Antes de tudo, para compreender como usá-la, é preciso saber o que é o Enem. Então, ler este artigo vai te ajudar a se preparar melhor! Bora lá?

Gif Dua Lipa - Para que serve e como usar a nota do Enem?

O que é o Enem?

Antes de mais nada, o Enem é uma prova de acesso à educação superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Atualmente, o Enem é realizado em dois domingos, com duração de 5 horas, em média, cada dia, geralmente no último trimestre.

Com a pontuação obtida nas provas é possível ingressar em uma instituição de ensino superior ou receber o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Gif da Gretchen - Sobrinha, você foi bem no Enem? Tia, eu preferia quando as perguntas eram sobre os namoradinhos.

Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

Sendo assim, pode fazer o Enem para acesso à educação superior qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa.

Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados servem, portanto, somente para autoavaliação.

Durante a realização da prova, é garantido atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.

Bem como há, também, uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Para participar do Enem é necessário inscrever-se previamente na Página do Participante.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e o candidato pode solicitar isenção, desde que atenda aos requisitos, conforme pede o edital.

Logotipo Enem - Para que serve e como usar a nota do Enem?

Como é a prova do Enem?

Para começar, levando um documento de identidade oficial com foto, cartão de inscrição e uma caneta cor preta fabricada em material transparente, os participantes fazem cinco provas:

Assim, no primeiro domingo, são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 5 questões de Inglês ou Espanhol, cuja língua é escolhida no ato de inscrição, e 40 questões de Língua Portuguesa, totalizando 45 questões.

Juntamente, há a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que traz perguntas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e que juntas também somam 45 questões.

Então, o primeiro dia de prova do Enem traz 90 questões e uma redação para escrita de um texto dissertativo-argumentativo, de no máximo 30 linhas e no mínimo 7.

Caderno de questões Enem - Para que serve e como usar a nota do Enem?

Já no domingo seguinte, as provas realizadas são as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com perguntas das matérias de Química, Física e Biologia, e a prova de Matemática e suas Tecnologias, com questões de Matemática.

Ambas possuem 45 questões cada, somando, também, 90 questões.

Portanto, no total, a prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha, das disciplinas vigentes na grade curricular do ensino médio, com preenchimento de gabarito.

Além disso, há escrita de uma redação, geralmente com um tema acerca da sociedade brasileira, cujo o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção para solução da situação apresentada, junto com seu posicionamento, respeitando a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ok! Antes de seguirmos para você saber para que serve e como usar a nota do Enem, vamos à metodologia de correção. Sim, é importante você saber disso! 🍀

Conheça o TRI

Para correção, o Enem utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), cujo objetivo é identificar a qualidade dos acertos, isto é, se o candidato erra uma questão fácil e acerta uma difícil, identifica-se um chute e isso reverbera diretamente na pontuação final.

A redação possui 5 competências, que valem de 0 a 200, podendo receber como resultado de 0 a 1000 pontos.

Nesse sentido, cada uma das cinco provas vale de 0 a 1000 pontos e a nota delas juntas, somadas e dividas por cinco, compõe a média do candidato.

Portanto, essa média é a nota do candidato no Enem e é com ela que irá concorrer nos processos que selecionam seus estudantes através do exame.

Beleza! Agora sim, simbora saber para que serve e como usar a nota do Enem, em seguida!

Para que serve e como usar a nota do Enem?

A nota do Enem serve para o ingresso no ensino superior, seja público ou privado, e para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio por pessoas maiores de 18 anos.

As nota do Enem pode ser usada nos processos nacionais do SiSU, ProUni e FIES; para acesso à instituições de ensino estrangeiras em Portugal, França, Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda; ou, novamente, para obter o certificado de conclusão do ensino médio. 

Agora que você já aprendeu para que serve a nota do Enem, vamos ao funcionamento dos processos principais, para saber como usar a nota do Enem. 🔥

Para que serve o como usar a nota do Enem?

Como usar a nota do Enem no SiSU – Sistema de Seleção Unificada

O SiSU é um sistema digital e gratuito do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos que realizaram o Enem. 

Dessa forma, a seleção é dos candidatos com melhor classificação, de acordo com suas notas no exame.

Para cada curso há uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima a atingir para seleção.

A média, ou seja, a nota do Enem, deve ser igual ou superior à nota de corte, caso contrário, não é possível a seleção para ingressar em uma instituição pública de ensino superior.

Para participar do SiSU o candidato deve obrigatoriamente ter realizado o Enem, não na condição de treineiro, além de ter obtido nota na redação maior que zero, e assim você pode usar sua nota do Enem no SiSU para disputar uma vaga em instituições públicas de ensino superior.

Logotipo SISU - Para que serve e como usar a nota do Enem?

⠀ 

Hoje, o SiSU é o método pelo qual 53 (de um total de 69) universidades públicas federais do Brasil selecionam seus estudantes.

No entanto, ao realizar o Enem e participar do SiSU, os candidatos também podem usar a nota do Enem para concorrer uma vaga em Fundações de universidades federais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, além de 15 universidades estaduais que reservam vagas para o ingresso pelo SiSU, apesar de possuírem vestibular próprio.

Há, também, escolas nacionais, escolas superiores, faculdades municipais e institutos superiores e centros de educação tecnológica que usam a nota do Enem para seleção.

Por fim, com a nota do Enem o candidato escolhe até duas opções de curso, sendo possível alterar suas opções durante as inscrições.

As vagas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. 

Candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

gif do bob esponja fazendo um arco-íris com as mãos

Como usar a nota do Enem no ProUni – Sistema de Seleção Unificada

ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior não gratuitas.

Além de obrigatoriamente ter feito o Enem, pode participar do ProUni quem:

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet.

Assim como no SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil socioeconômico, e será considerada válida as últimas inscrições confirmadas.

Por fim, encerrado o prazo de inscrição, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem.

Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, igualmente como no SiSU, observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis, e assim você pode usar sua nota do Enem no ProUni para concorrer a uma vaga em instituições privadas de ensino superior.

Como usar a nota do Enem no FIES – Fundo de Financiamento Estudantil

FIES é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Os selecionados contam com o subsídio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso até a conclusão. 

Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

O financiamento possui três fases:

Durante a graduação, o estudante precisa pagar apenas o valor referente ao encargo operacional fixado em contrato.

O custo total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento também deverá ser pago durante a realização do curso.

Se o estudante ainda não possuir renda após o final da graduação para o pagamento gradual do financiamento, poderá pagar mensalidades equivalentes ao pagamento mínimo.

Todavia, o governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.

Pode participar do FIES quem tirou 450 pontos na média das notas do Enem e não zerou na redação.

Dessa forma, você pode usar sua nota do Enem no FIES para financiar um curso em instituições privadas de ensino superior e fazer o pagamento após concluir.

Logotipo FIES - Para que serve e como usar a nota do Enem?

Como usar a nota do Enem para estudar fora do Brasil

Igualmente aos processos nacionais, atualmente a nota do Enem é usada por estudantes na busca de uma vaga em universidades fora do Brasil.

Até o momento, instituições em Portugal, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda e França recebem alunos com as notas do exame, e assim você pode usar sua nota do Enem para conquistar uma vaga para estudar fora do Brasil.

Dessa forma, cada país e cada instituição tem uma forma específica para selecionar alunos a partir das notas do Enem.

Portugal é o país que oferece vagas, atualmente são 49 instituições de ensino superior.

Como usar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio

Por fim, é possível que todas as pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Médio obtenham seu certificado de conclusão através da nota do Enem.

Os candidatos que desejam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio devem ter completado 18 anos até o dia da prova do Enem, indicado, portanto, na inscrição que deseja obter o certificado.

O processo é simples: alcançar como resultado, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação, e assim é possível usar a nota do Enem para obter seu certificado de conclusão do ensino médio.

Gretchen ENEM

Ok! Agora você sabe para que serve e como usar a nota do Enem, mas já deve estar perguntando coisas do tipo….

Meme Nazaré Confusa

Qual a diferença entre o ProUni e o SiSU?

O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Por outro lado, o SiSU é focado em instituições de educação superior públicas, onde oferecem suas vagas, independente de ser a primeira graduação ou não.

Quem se inscreveu no SiSU pode participar do ProUni?

O candidato inscrito no SiSU pode se inscrever no ProUni, desde que atenda aos critérios do programa.

No entanto, não é possível a seleção no SiSU por uma instituição gratuita e também obter uma bolsa de 100% ou 50% pelo ProUni em uma instituição não gratuita simultaneamente, ou seja, quem for selecionado por ambos deve optar por um deles.

O que acontece se o candidato contemplado com uma bolsa de 50% no ProUni não puder pagar a outra metade da mensalidade?

Sem dúvida, quem for contemplado como bolsista parcial de 50% pelo ProUni pode usar o FIES para custear os outros 50% da mensalidade.

Dessa forma, é necessário que a instituição e o curso contemplado com bolsa parcial do ProUni tenham oferta de vagas para financiamento e que o estudante seja aprovado no processo seletivo do FIES.

É isso! Curtiu? Agora que você já sabe tudo sobre para que serve e como usar a nota do Enem, deixe seu comentário em seguida. ✌️

Navegue mais pelas nossas aulas gratuitas e pratique com os nossos simulados💛

Porque aprender muda tudo! O Aulática Educação oferece a melhor experiência de ensino pré-vestibular 100% online para todo Brasil. 😎

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de maio e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

Saiba Mais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Aulática.

Estude com o Aulática para o Vestibular!

Entre para as turmas de abril e estude o ano inteiro pagando menos de R$2,00 por dia!

  • Mais de 1500 videoaulas para estudar
  • 5.000 Exercícios para baixar
  • Resolução de exercícios comentadas em vídeo
  • Correção de Redação
  • Simulados Anuais ENEM
Saiba Mais

Faça parte da Comunidade